Menu principal
AUDITORIA

A Auditoria Independente das demosntrações contábeis, também denominadas de demonstrações financeiras, vem a ser um conjunto de procedimentos técnicos e legais que visam propiciar a emissão de uma opinião acerca dessas demonstrações, de forma global ou parcial, observando-se sempre os princípios contábeis e legais vigentes no Brasil, como também as regras específicas aplicaveis a cada ramo de atividade.

Os procedimentos de Auditoria são aplicáveis através de testes de amostragem, até a extensão julgadas necessárias e adequadas para a formação de uma opinião, externada pela emissão do Parecer dos auditores Independentes. Já nos casos de Auditorias específicas para determinadas áreas, os exames são aprofundados e até mesmo, examinados documento a documento, sendo ao final elaborado relatório específico acerca dos resultados obtidos.

A Auditoria Contábil Independente, tem como escopo o exame dos balancetes e/ou balanços, abrangendo determinado período, visando sua adequacidade, bem como sua correta apresentação em especial para a tomada de decisão em nível administrativo e gerencial.



A apresentação das demostrações contábeis auditadas são obrigadas para:

EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO;
EMPRESAS DO SETOR FINANCEIRO, TAIS COMO BANCOS, CORRETORAS, DISTRIBUIDORAS DE VALORES, FINANCEIRAS, OPERADORAS DE LISING ASSEMELHADAS E COOPERATIVAS DE CRÉDITO;
EMPRESAS QUE OPERAM COM RECURSOS DO SISTEMA FINANCEIRO HABITACIONAL, TAIS COMO CONSTRUTORAS, INCORPORADORAS E ASSEMELHADAS;
EMPRESAS SEGURADORAS, DE CAPITALIZAÇÃO E OUTRAS EQUIPARADAS;
ENTIDADES MANTENEDORAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO;
DEMAIS ENTIDADES, POR EXIGÊNCIA LEGAL.



AUDITORIA FISCAL
Tem por objetivo verificar o cumprimento dos procedimentos fiscais bem como sua adequacidade, cujos exames são feitos através de testes aplicáveis a cada espécie de tributo.


AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS
Tem por objetivo verificar a estrutura dos controles e procedimentos do setor pessoal, com exames de rotina, procedimentos inerentes ao setor, verificações de folha de pagamento, cálculos, apropriações, retenções, recolhimentos, procurando abranger os aspectos mais relevantes do setor e sua correlação com o setor contábil.


AUDITORIA ESPECÍFICA PARA AQUISIÇÃO DE OUTRAS EMPRESAS
Exame das demonstrações financeiras, avaliação patrimonial de empresas para efeito de aquisição, incorporação, cisões, etc...


AUDITORIAS ESPECIAIS E/OU SETORIAIS
Visa analisar setores específicos da empresa, tais como compras, vendas, estoques, etc...



Imprimir esta página Enviar um amigo